Meio ambiente

8 formas de ser mais sustentável no trabalho



Impressões desnecessárias, gasto de copos descartáveis, luzes acesas em locais inutilizados e muitos outros hábitos ruins podem fazer do trabalho um lugar antiecológico. Mas atitudes simples podem mudar isso e contribuir para a sustentabilidade. Veja algumas dicas.

1. Compartilhe o carro ou vá de bike

Atitudes sustentáveis podem começar antes mesmo de chegar ao trabalho. O trânsito, especialmente na hora do rush, está cada vez mais lento. Então porque gastar combustível e paciência indo trabalhar sozinho em seu carro? A carona solidária é uma forma inteligente de melhorar a mobilidade na cidade e ainda poupar recursos. Fale com amigos que morem próximos ou no caminho, dividam o carro, a gasolina e o bate-papo. Outra opção é fazer o percurso de bicicleta (veja matéria especial nesta edição).



2. Deixe janelas e cortinas abertas

Luzes e ar condicionados fazem parte da rotina de trabalho, mas não precisam ficar ligados em tempo integral, principalmente quando não há ninguém utilizando a sala. Se o clima estiver agradável, é possível até desligar o ar condicionado e evitar o acendimento das luzes. Além de reduzir o consumo de energia, isso melhora a qualidade do ar, já que aumenta a ventilação, e a entrada da luz natural também auxilia no conforto visual e no bem estar.

3. Economize papel

O consumo anual médio de papel de um profissional é de 80 quilos. Mais de um quarto deste material nunca é reutilizado e vai direto para o lixo. Então, procure imprimir apenas aquilo que é estritamente necessário, como contratos para assinatura. Separe o papel que pode se reimpresso do outro lado ou se transformar em bloquinhos. As anotações podem ser feitas neles ou em tablets e celulares. Papel novo só para documentos oficiais.

4. Reduza, reutilize

Procure gerar a menor quantidade de lixo possível. Segundo o Earth Works Group, os funcionários de escritórios jogam fora, em média, 500 quilos de material reciclável de boa qualidade por ano. Use com moderação o material de escritório como clipes, fitas durex, grampos, bilhetes e envelopes. Uma boa ideia é criar uma "estação de reaproveitamento", onde as pessoas ficam livres para deixar objetos usados, mas que ainda podem ser aproveitados, ou procurar por algo do qual estão precisando, sem apelar para a embalagem fechada.

5. Recicle sempre

A maioria das salas e espaços do MPPE já tem lixeiras específicas para a reciclagem de papel, plástico, vidro e metal. Procure usá-las. Quando isso é feito diariamente, vira um hábito e deixa de parecer um incômodo. Mas para que a reciclagem funcione, é preciso que a equipe da limpeza também tenha consciência da colaboração que dará. Se vir alguém esvaziando as lixeiras e colocando todos os materiais juntos, ensine a forma correta de fazer e avise à administração para fazer um treinamento específico com esses profissionais.

6. Não use copos descartáveis

Deixe uma caneca ou garrafa para água na mesa de trabalho. Isso evita jogar um copo fora a cada ida ao bebedouro ou ao cafezinho. Sem contar que ter água por perto aumenta o consumo diário, o que é sempre bom.

7. Desconecte dispositivos eletrônicos

Computadores são vitais para a realização do trabalho, mas também são responsáveis por boa parte do consumo de energia. Para reduzir esse gasto, ajuste as opções de energia dos aparelhos e configure-os para ficarem em modo de espera quando estiverem inativos por algum tempo. HDs externos, scanners, fax e impressoras devem ser mantidos desconectados e ser ligados apenas na hora de usar. Desligue o monitor quando for se afastar do computador para uma reunião ou na hora do almoço.

8. Sirva de exemplo

Não espere que a empresa ou os colegas tomem alguma atitude. Seja o primeiro a mostrar que pequenas mudanças na rotina podem fazer uma enorme diferença para a sustentabilidade do planeta.

Ilustração: Riva Spinelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário