Assembleia Geral

No dia 19 de maio, o auditório da Escola Superior, na sede da Rua do Sol, no Recife ficou tomado de servidores que participaram da primeira Assembleia convocada pela atual diretoria do Sindsemppe. 54 pessoas, entre elas, três vindas de fora da Região Metropolitana, discutiram as prioridades da gestão em 2014.


O auxílio-saúde, cuja campanha já está nas ruas, foi eleito como a primeira meta a ser alcançada. Além dele, outras solicitações que representam o desejo da maioria dos servidores já foram encaminhadas ao procurador-geral Aguinaldo Fenelon de Barros; a promoção da classe B para C para analistas com duas pós-graduações, a possibilidade de progressão durante estágio probatório e a consideração do tempo de serviço dos técnicos aprovados concurso de analista, no momento de seu enquadramento na carreira.

Outro ponto discutido foi a ampliação da participação dos servidores lotados no interior do Estado. Maria Simony de Araújo veio de Caruaru reforçar a importância do tratamento igualitário para servidores da capital, agreste e sertão. Ela sugeriu a escolha de delegados de base, que ficariam responsáveis por receber e repassar informações diretamente da diretoria do Sindicato, além de buscar melhorias para os servidores da área que representam, como o fechamento de novos convênios. A sugestão foi bem recebida por todos, em especial pelo presidente Paulo César de Lima. “Hoje o Sindicato é omisso com o servidor do interior. Eles pagam o mesmo que os da capital, mas têm menos vantagens. É um desejo de todos nós mudar esta situação, sentir que também estamos presentes e atuantes fora da capital”.

Para ampliar o debate deste e outros temas e iniciar a revisão do estatuto do Sindsemppe, será realizado no segundo semestre um encontro de servidores. Os moldes ainda serão definidos, mas a participação de servidores de todo o Estado será assegurada. Na pauta do encontro, assuntos levantados na Assembleia, como a possibilidade de redução da contribuição sindical, a remuneração ou dispensa das funções para o presidente do Sindicato, o incentivo cultural e acadêmico para sindicalizados, e o plano de vencimentos para os próximos anos. A sugestão, que já havia sido proposta pela antiga diretoria do Sindsemppe, foi trazida por Jefferson Luiz da Silva. “Se houver um planejamento, abrir a discussão e levarmos as pessoas para debater, acho que a gente consegue agregar o grupo e criar representatividade. A carga é muito grande em cima da diretoria que, sozinha, sem a representação da categoria, não vai muito adiante”, reforçou.

Sobre o reajuste salarial, ficou acertado que o assunto será discutido no segundo semestre. “A ideia é fazer o cálculo da perda salarial dos últimos anos, somar isso ao índice da inflação e tentar mais um ganho real. Vamos trabalhar apenas o reajuste para 2015, um plano mais completo pode ser elaborado durante o encontro de servidores, com mudanças a longo prazo”, afirmou o diretor de Políticas Públicas e Sociais do Sindsemppe, Bruno Valente.

Foto: Riva Spinelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário